A colagem de espelhos com fita dupla face é o procedimento para instalação mais crítico, pois facilita a transferência de umidade da base para o espelho e consequentemente se não for instalado adequadamente, possibilitará o aparecimento de manchas de oxidação. Por isso, alguns pontos devem ser observados:
Instalações químicas recomendadas:
Silicone de cura neutra, base alcoxi;
Adesivo elastomérico, base água;
Fita dupla face isenta de solventes;
Mista: fita dupla-face isenta de solventes e silicone de cura neutra, ou fita dupla-face e adesivo elastomérico base água.
Instalações químicas não recomendadas:
Qualquer cola que contenha solventes orgânicos ou componentes ácidos (cola de sapateiro, cola de carpete, cola de fórmica etc.);
Fitas dupla-face que contenham solventes orgânicos;
Adesivos não elastoméricos, como cola branca e cola epóxi;
Silicone de cura acética (com odor de vinagre);
Todos os adesivos devem ser aplicados em filetes, na vertical (nunca na horizontal), permitindo assim o fluxo de ar de baixo para cima e evitando o acúmulo de umidade no verso do espelho.
Neste vídeo o assunto abordado será Instalação Química com fita dupla face acrílica XB300. Agumas das vantagens da colagem de espelhos com fita dupla face são a durabilidade, fixação imediata, resistência a dilatação térmica, intempéries, cisalhamento e tração.
O segredo de uma colagem perfeita com fita dupla face depende de 4 fatores importantes:
Utilizar as fitas adequadas e na quantidade correta;
Aplicar as fitas somente nas superfícies indicadas;
Seguir as orientações de aplicação do fabricante.
Seguir as orientações da NORMA 15198 (beneficiamento e instalação de espelhos de prata).
Algumas dessas orientações eu já compartilhei com vocês em vídeos anteriores, mas um detalhe que precisamos nos atentar é que em instalações químicas de espelhos seja garantido um vão livre de no mínimo 3 mm entre o espelho e a base, para assegurar uma boa ventilação no costado do espelho.
Esse era um problema muito grave, pois até há alguns meses era praticamente impossível encontrar uma fita adequada para a colagem de espelhos com 3mm de espessura. Resultado: a maioria das instalações de espelhos com fitas dupla-face consequentemente ficavam fora de norma, pois essas instalações não proporcionavam o espaçamento mínimo de 3mm exigido pela norma entre o costado do espelho e o substrato. Outro erro comum é utilizar pouca fita na colagem dos espelhos.
A Adere, observando essa necessidade do nosso mercado, lançou Fita dupla face Adermax XB300 fornecida em rolos de 12 metros lineares de fita e com duas opções de larguras 19 e 25mm.
- A de 19mm faz com 290mm p/kg; - A de 25 mm faz com 220 mm p/kg.
Essa fita foi testada e aprovada, nos mais rigorosos testes, inclusive realizado pela própria indústria produtora de espelhos.
A fita XB 300 adere em praticamente todos os tipos de substratos, além de substratos metálicos como alumínio anodizado e aço inox. Porém, para alguns substratos a Adere indica o uso do Primer ADERMAX PA01 para os substratos de média e baixa energia superficial, como substratos cerâmicos, polímeros (PVC, Acrílico, etc.) e substratos pintados/envernizados (madeira, alvenaria, metais, etc.)
No caso de azulejos:
A fita deve ser aplicada somente sobre as superfícies lisas dos azulejos, evitando-se o contato da fita com os rejuntes; Não pode ser aplicada em concreto cru, tijolos, madeira crua, paredes excessivamente tortas ou com pintura que não suportem os pesos do espelho
O primer não ataca a camada do espelho. Considerando ainda que o primer será aplicado em outro substrato, este não permeará ou será absorvido pela espuma da fita adesiva. A fita adesiva é constituída de espuma de célula fechada não absorvente. Portanto não chegará a agredir a face do espelho, pois a fita é uma barreira física entre o substrato e o Espelho;
O primer deve ser aplicado umedecendo um pano/algodão limpo, aplicando uma camada única e fina sobre uma superfície limpa e seca.
Obs: aplicar o primer somente no substrato e não no espelho. E o primer pode ser adquirido separadamente em embalagens como essa de x ml, porém o rolo de fita é fornecida em conjunto com uma embalagem de 1,5 ml de primer.
Dicas ao usar a fita:
Não cole a fita sobre ela mesma para corrigir imperfeições de superfícies, ou seja, uma tira de fita em cima da outra. Isso provavelmente irá prejudicar a colagem.
Distribui-se então o comprimento calculado de fita em pequenas tiras de fora para o meio, sempre no sentido vertical do verso do espelho. Essa posição da fita irá contribuir para que haja o escoamento da umidade pela força da gravidade, evitando que ela fique retida no verso do espelho.
Cuidado para contaminar a fita com o dedo ou apoiando em local inadequado (usar o papel antiaderente). E se possível pressionar a fita com o rolo apropriado.
Dicas para saber avaliar e preparar o substrato para a colagem:
Aplique somente nas superfícies indicadas, seguindo as orientações de aplicação.
Garantir que a superfície esteja livre de poeira e oleosidade para não prejudicar a fixação. Por isso, é fundamental a limpeza da base antes de qualquer instalação química, pois impurezas podem prejudicar uma perfeita fixação.
Deve-se também evitar a fixação de qualquer adesivo em materiais antiaderentes como alguns plásticos ex. PE(Polietileno), PP (Polipropileno) e superfícies tratadas com desmoldantes e antipichações.
Realizar a limpeza da superfície onde seria feita a colagem com álcool isopropílico adere e pano limpo. Por que álcool isopropílico é não álcool de posto.
Enquanto se espera o álcool evaporar da parede realizar a limpeza (também com pano e álcool) da parte de trás do espelho.
E aí, gostou da dica de hoje? Comente aqui em baixo. Até mais!