Técnica OLHO DE THANDERA (visão além do alcance)
O que é visível e está a sua frente, O que é visível e está a sua volta, O que é invisível e que influenciará na instalação ou na manutenção do espelho.
Entenda como essa técnica pode evitar situações que impactam negativamente na instalação dos espelhos!
Substrato e as características do local
Antes da instalação:
Caso a parede onde for instalado o espelho estiver propensa à umidade ou a calor excessivo vindos do outro lado do ambiente, é necessário fazer um isolamento para evitar que essas condições atinjam a proteção (tinta) dos espelhos.
Um exemplo de elementos invisíveis é o outro lado da parede: O que tem ali? É uma piscina, uma cozinha, um banheiro, um fogão a lenha, uma coluna de água quente, uma área úmida?
A iluminação, por exemplo, existem lâmpadas, tipo spots, que esquentam muito, nesse caso o calor da lâmpada direcionado diretamente à superfície do espelho, pode deteriorar a camada de prata ou até trincar o espelho. Portanto, não é recomendada!
Espelhos utilizados em saunas, banheiros, piscinas, ambientes com alto índice de umidade ou atmosfera corrosiva são propensos a oxidação.
Neste caso deve-se orientar o cliente a proporcionar o máximo de ventilação possível.
Evite instalar, proteger ou isolar o espelho com materiais que absorvem umidade, como: madeira, cortiça, flanela, tapetes, jornal, mantas de polietileno, entre outros.
Muito cuidado com paredes rebocadas ou acabadas recentemente, pois a química do cimento continua evaporando por alguns dias, por isso o ideal é aguardar duas semanas para a cura total da superfície rebocada.
A primeira observação é quanto às condições do substrato que receberão o espelho, pois a condição do substrato define o a espessura e qual o espelho é o mais acertado.
O substrato precisa ser plano para evitar distorções ópticas.
Espelhos Guardian Dimensões de chapas: 2000 a 6000 x 3210 mm Espessuras: 2, 3, 4, 5 e 6 mm Diponíveis nas cores: Prata, bronze, fumê, acetinado prata, acetinado bronze, acetinado fumê.
EcoDesigner
O espelho EcoDesign chega com um custo-benefício extremamente atrativo para o mercado moveleiro.
Os fabricantes e consumidores de móveis brasileiros estão ganhando um espelho que oferece boa qualidade por um custo altamente competitivo: o EcoDesign.
O Espelho EcoDesign conta com uma única camada de prata e foi criado especialmente para o mercado moveleiro. Ideal para portas de armários, guarda-roupas, penteadeiras e outras aplicações do mercado moveleiro. Indicado para ambientes sem umidade.
Cor: Prata Dimensões das chapas: 2200 / 2400 x 3210 mm (6000 mm sob demanda) Espessuras 2 e 3mm (4mm sob demanda)
• Deve possuir isolamento contra umidade • Deve ter resistência suficiente para suportar o peso do espelho • Não utilizar materiais que absorvem umidade: madeira, cortiça, flanela, tapete, jornal, manta
Não se recomenda instalar espelho diretamente em paredes que contenham coluna de água quente.
Caso exista a necessidade de utilizar madeira como substrato, recomenda-se a utilização de madeira tipo MDF ou similar.
Instalação
Antes de tudo é necessário entender que os espelhos se comportam da mesma forma que vidros comuns, e por isso exige-se máxima atenção com o quesito segurança.
E o documento que fornece esses parâmetros de segurança é a ABNT NBR 7199: 2016 além da própria norma NBR 15198
Vou abordar mais a situação de instalação de espelhos em paredes.
Independe se o tipo de instalação for mecânica ou química, alguns procedimentos são muito importantes como:
Deixar um espaço, uma folga entre o espelho e o substrato de no mínimo 3mm para permitir a circulação de ar. Os materiais utilizados na montagem não devem ser de natureza agressiva ao espelho. A superfície onde o espelho é instalado deve estar limpa, seca, livre de umidade, de substancias ácidas, alcalinas e outros materiais agressivos.Quando for necessário, a superfície deve ser preparada para o uso de adesivos.
Instalações mecânicas:
Molduras, botão francês, presilhas ou garras e aparafusamentos.
Vamos começar pelos botões franceses, como disse anteriormente a norma define que o espaçamento mínimo entre a parede e o espelho seja de 3mm, só que quando medimos esses espaçadores eles têm menos que essa medida.
Ainda falando do botão francês, é que pelo fato do botão ser instalado nas bordas, dependendo do tamanho desse espelho o vaco ou espaço criado entre a parede e o espelho fica desconfortável para higienizar, pois ao pressionar uma flanela ou pano no meio do espelho o mesmo flexiona, então para tirar esse movimento alguns vidraceiros cortam esse espaçador diminuindo ainda mais o espaço que deveria ser de 3mm.
Estou dizendo isso para te informar, pois pode acontecer de você ter que acionar a garantia do fabricante do espelho, e se esse for o caso um espelho instalado inadequadamente (não conforme com as normas da ABNT ou os normas do fabricante) automaticamente anula a garantia.
Outro fator importante é que por motivos de segurança a norma NBR 15108 recomenda a utilização (aplicação) de uma película de segurança nas costas do espelho, para quando você optar em instalar um espelho com botões franceses.
Porém, a norma não estabelece que tipo de película de segurança é essa, no entanto já sabemos que não podemos aplicar materiais que agridam a tinta do espelho, por isso, antes de aplicar a película garanta que essa não tem componentes químicos: ácidos ou alcalinos, solventes, etc...
Gostou dessa matéria? Deixe o seu comentário aqui!